Informação sobre doença de Alzheimer, causas, sintomas e tratamento de Alzheimer, identificando o seu diagnóstico, assim como da demência associada, com dicas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida de doentes e familiares.


domingo, 15 de julho de 2012

Manual para cuidadores de portadores da doença de Alzemier

Existe um manual elaborado por Márcio F. Borges - médico geriatra e coordenador da Sub-regional da ABRAz Juiz de Fora - MG.
Desde 1997, trabalha com familiares e cuidadores de idosos com demências, pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), na cidade de Juiz de Fora - MG. A cada mês, um tema relevante ao cuidado desta doença é proposto, com palestras feitas por especialistas, dinâmicas de grupo e trocas de experiências. Todos os assuntos citados neste manual foram discutidos pelo grupo, o que muito enriquece este material. Também destacamos que várias informações citadas foram fornecidas por estudiosos de várias interfaces da gerontologia. 
Não podemos esquecer da palavra sempre clara e presente da ALZHEIMER DISEASE INTERNACIONAL e da nossa ABRAz, vitais para evitar informações distorcidas e expectativas frustrantes.
A primeira parte do manual esclarece sobre os principais conceitos acerca do assunto, tais como, demência, Alzheimer, diagnóstico e tratamento, tipos de demência e atualidades. Já na segunda parte, a alma do manual, serão apresentados os vários aspectos do cuidado ao idoso com demência. Na terceira e última parte, haverá uma variedade de temas correlatos, enfocando desde problemas de ordem legal até a melhor maneira de se escolher uma possível instituição para idosos. 
Conheça o manual, e aprenda a cuidar de familiar ou amigos portadores da doença de Alzheimer.

Acesse este link:

Índice dos artigos relativos a Alzheimer