Informação sobre doença de Alzheimer, causas, sintomas e tratamento de Alzheimer, identificando o seu diagnóstico, assim como da demência associada, com dicas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida de doentes e familiares.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Demência na doença de Alzheimer

Os médicos muitas vezes definem a demência associada a Alzheimer com base nos critérios estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, quarta edição (DSM-IV). Para atender os critérios do DSM-IV para a demência, são necessários alguns conhecimentos sobre a doença no paciente.:Os sintomas devem incluir redução na memória e em pelo menos uma das seguintes funções cognitivas:
1) Capacidade de falar coerentemente ou compreender a linguagem falada ou escrita.
2) Capacidade de reconhecer ou identificar objetos, assumindo a função sensorial intacta.
3) Capacidade de executar atividades motoras, assumindo habilidades motoras intactas e função sensorial, e compreensão da tarefa requerida.
4) Capacidade de pensar abstratamente, fazer julgamentos de som e planejar e realizar tarefas complexas.

Na demência associada a Alzheimer, o declínio da capacidade cognitiva deve ser grave o suficiente para interferir com a vida diária.
Para estabelecer um diagnóstico de demência associada a Alzheimer com o DSM-IV, um médico deve determinar a causa dos sintomas do indivíduo. Algumas doenças têm sintomas que mimetizam a demência, mas que, ao contrário de demência, podem ser revertidas com tratamento adequado. Uma análise de 39 artigos que descrevem 5.620 pessoas com sintomas de demência informou que 9 por cento tinham demência potencialmente reversível. As causas mais comuns de demência potencialmente reversíveis são depressão, delírio, efeitos colaterais de medicamentos, problemas de tireoide, certas deficiências de vitaminas e uso excessivo de álcool. Em contraste, a doença de Alzheimer e outras formas de demência são causadas por danos nos neurónios que não podem ser revertidos, com os tratamentos atuais.
Quando um indivíduo sofre de demência, o médico deve realizar testes para identificar a forma de demência que está causando os sintomas. Diferentes tipos de demência estão associadas com padrões de sintomas distintos e anomalias do cérebro. No entanto, cada vez mais, existem evidências de estudos empíricos e autópsia, que indicam que muitas pessoas que sofrem de demência, têm anormalidades cerebrais associadas com mais do que um tipo de demência. Isto é chamado de demência mista e é mais frequentemente encontrada em indivíduos de idade avançada.

Índice dos artigos relativos a Alzheimer