Informação sobre doença de Alzheimer, causas, sintomas e tratamento de Alzheimer, identificando o seu diagnóstico, assim como da demência associada, com dicas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida de doentes e familiares.


domingo, 24 de agosto de 2014

Conhecendo a doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer foi identificada pela primeira vez há mais de 100 anos atrás, mas a pesquisa de seus sintomas, causas, fatores de risco e tratamento ganhou impulso somente nos últimos 30 anos. Embora a pesquisa tenha revelado muito sobre a doença de Alzheimer, as mudanças precisas no cérebro, que provocam o desenvolvimento da doença de Alzheimer, e a ordem em que elas ocorrem, em grande parte permanecem desconhecidas. As únicas exceções são algumas formas raras, herdadas da doença, causadas por mutações genéticas conhecidas.

Os sintomas da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer afeta as pessoas de maneiras diferentes. O padrão de sintomas mais comum começa com uma capacidade para lembrar novas informações, que piora progressivamente. Isto ocorre porque os primeiros neurônios morrem e o mau funcionamento ocorre geralmente em neurônios situados nas regiões cerebrais envolvidas na formação de novas memórias.
Como os neurônios criam mau funcionamento do cérebro e morrem, os indivíduos experimentam outras dificuldades. A seguir, enumeramos os sintomas comuns da doença de Alzheimer:
• Perda de memória que perturba a vida diária.
• Desafios em problemas de planejamento.
• Dificuldade em completar tarefas familiares em casa, no trabalho ou em lazer.
• Confusão com o tempo ou lugar.
• Dificuldade para entender as imagens visuais e relações espaciais.
• Novos problemas com palavras ao falar ou escrever.
• Perder coisas e perder a capacidade de refazer os passos.
• Diminuição ou falta de bom senso.
• Retirada do trabalho ou atividades sociais.
• Alterações de humor e personalidade.

Indivíduos com progresso da doença de Alzheimer leve a moderado e grave, existem em taxas diferentes. Conforme a doença progride, as habilidades cognitivas e funcionais do indivíduo declinam. Em Alzheimer avançado, as pessoas precisam de ajuda com as atividades básicas de vida diária, tais como tomar banho, vestir, comer e usar o banheiro. Pacientes nos estágios finais da doença perdem a capacidade de comunicar, deixam de reconhecer os entes queridos e tornam-se dependentes de cuidados. Quando um indivíduo tem dificuldade em movimentar-se devido a doença de Alzheimer, são mais vulneráveis às infeções, incluindo pneumonia (infecção dos pulmões).
Pneumonia relacionada ao Alzheimer é muitas vezes um fator que contribui para a morte de pessoas com doença de Alzheimer.

Índice dos artigos relativos a Alzheimer